Conheça o Aspartame


Já foi a época em que usar adoçante era um hábito exclusivamente dos diabéticos. As pessoas sentem-se atraídas pela ideia de substituir o açúcar (o grande vilão das dietas) por um equivalente doce e livre de calorias, por isso, cada vez mais pessoas têm optado pelos adoçantes na hora de tomar o cafezinho ou preparar a sobremesa. 

Os adoçantes são substâncias que adoçam os alimentos assim como o açúcar, mas administrados em menores quantidades, já que adoçam mais que a sacarose (o açúcar branco comum). Também conhecidos como edulcorantes, os adoçantes podem ser artificiais, não contendo calorias, ou naturais, contendo menor quantidade de calorias que o açúcar. 

Dentre os ADOÇANTES ARTIFICIAIS mais conhecidos temos o aspartame, a sacarina, o ciclamato e a sucralose, hoje vamos falar do Aspartame e consequentemente dos demais adoçantes nas próximas publicações.

Aspartame: É o tipo mais utilizado entre os adoçantes, tem capacidade de adoçar 200 vezes mais que a sacarose. Seu valor energético é de 4 calorias/gramas. Deve ser evitado por pessoas que sofrem de fenilcetonúria, pois contém fenilalanina em sua composição. 
Embora algumas pesquisas associem seu uso à ocorrência de câncer e Mal de Alzheimer, não há comprovação científica, outras comprovações vem sendo relacionadas à doenças do coração, acidentes vasculares (derrame) e aumento de peso, uma vez que um produto sem açúcar não é necessariamente saudável, pois pode conter calorias extras não necessariamente pelos carboidratos simples, podem conter outros tipos de carboidratos complexos e gorduras. 

Sempre devemos utilizar produtos com menores riscos à nossa saúde, sempre é melhor prevenir, claro que podemos consumir, mas sempre em menor escala e nunca com excessos.

Comentários

Postagens mais visitadas